História

O Grupo de Estudos sobre Cuidados em Saúde de Pessoas Idosas (GESPI) é um dos grupos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua organização teve inicio em 1982, com a finalidade de formar docentes pesquisadores para o fortalecimento da Pós Graduação. Desde sua criação é cadastrado no CNPq com certificação pela instituição/UFSC.

O GESPI há mais de 30 anos vem, em atitudes interdisciplinares, congregando multiprofissionais, docentes pesquisadores, discentes da graduação e pós graduação (stricto e lato sensu), bolsistas (iniciação cientifica, pesquisa, extensão e apoio técnico) e outros profissionais enfermeiros ou de áreas afins, para desenvolver pesquisas com intenção do cuidado integral do idoso e respectiva família/cuidador.Nesse percurso também buscou estabelecer convênios interinstitucionais, para desenvolver pesquisas, ensino e extensão.
Sempre estabeleceu parcerias com outros grupos de pesquisa do PEN/UFSC, outros setores da UFSC e outras instituições de ensino superior ou centros de pesquisa através de convênios interinstitucionais.

A produção de conhecimentos no GESPI no decorrer destas três décadas perpassou diversos projetos, tais como: estudos de avaliação multidimensional de diferentes extratos da população idosa; estudos de expectativas e necessidades dos idosos usuários de serviços de saúde; construção de modelos e instrumentos para assistência, os quais têm sido testados e validados visando formular tecnologias assistidas e educacionais.